sexta-feira, 4 de maio de 2012

Maria Antonieta, a Rainha da Moda.

  Seguindo sugestão de um amigo, vamos comentar sobre a "Última Rainha da  França".





  Considerada a Rainha da Moda do século  XVII, Maria Antonieta, demonstrava todo seu poder através de suas roupas luxuosas, sapatos, jóias e perucas temáticas. Segundo  a pesquisadora americana Caroline Weber “Ela usava a moda como um instrumento político, como forma de aumentar ou sustentar sua autoridade em momentos em que ela parecia estar sob risco.”

"Uma das facetas mais impressionantes de Maria Antonieta foi sua atitude inquietante em relação à moda de sua época. Ela alterava frequentemente seu visual, que podia incluir desde vestidos luxuosos e penteados com cerca de um metro de altura até peças que compunham uma silhueta andrógina, usadas por ela em seus passeios a cavalo. Isso a tornava popular na mesma medida em que gerava antipatias das damas da corte francesa. Elas temiam que a aproximação que Maria Antonieta fazia muitas vezes de seus trajes com o dos camponeses e a população em geral derrubasse a moda como um dos símbolos da separação entre as classes sociais. Além de inovar nas roupas e penteados, Maria Antonieta também agia como uma estrela pop dos dias atuais, com aparições estratégicas e plantando informações que provocavam calorosos debates públicos. Essas atitudes "midiáticas" muitas vezes colocaram em discussão o papel da mulher na sociedade e da sexualidade feminina. Provocativa, Maria Antonieta foi uma espécie de Madonna ou Lady Gaga do século 18." - Biografia de Maria Antonieta por Silvio Anaz




Até hoje Maria Antonieta influencia a moda , sendo a inspiração na última coleção Primavera-Verão 2012/2013 da Grife Valentino.





Sapato Valentino

Editoriais de Moda

   No cinema ela foi muito bem representada pela atriz Kirsten Dunst, acompanhada de belas imagens no Castelo de Versailles,  lindos figurinos e maravilhosas mesas de doces. 




Um comentário:

A.K.A disse...

Adoooro Maria Antonieta, definitivamente umas das figuras mais emblemáticas do séc.18, mais até do que seu marido. E o filme é um dos melhores que há. Recomendadíssimo ;D