Dicas e truques.

Descubra o grau da sua celulite e como tratar

Alimentação adequada e cosméticos podem pôr um fim nos indesejáveis furinhos

Por Larissa Faria


Sedentarismo, predisposição genética, fatores hormonais, dieta desequilibrada, uso de pílulas anticoncepcionais, álcool, fumo, estresse... são muitas as causas para o surgimento da maior vilã feminina: a celulite.

Trata-se de uma inflamação do espaço ao redor das células adiposas, com diversas implicações e consequências no metabolismo local.

Aproximadamente 85% das mulheres com mais de 35 anos de idade possuem esse problema e muitas lutam desesperadamente contra o indesejado efeito "casca de laranja" da pele. Se você é uma delas, anote as dicas!

Algumas células do organismo possuem a função de acumular energia sob a forma de gordura. Essas células se localizam na hipoderme, ou seja, na camada mais profunda da pele. "Nas mulheres, esta camada apresenta septos fibrosos ligando a superfície ao tecido mais profundo. Estas pontes fibrosas repuxam a pele para baixo, dando o aspecto dos furinhos que é característico da celulite", explica a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Carolina Marçon.

As regiões mais afetadas pela celulite são aquelas onde as mulheres costumam acumular mais gordura: abdome, quadris, culotes, nádegas, coxas e pernas. Embora esteja muito relacionada à obesidade, a celulite pode aparecer em pessoas com peso normal. 

Descubra o grau da sua celulite

Estágio 1: existe uma discreta dilatação das pequenas veias do tecido gorduroso; neste estágio elas não aparecem na pele e não há alteração circulatória e nos tecidos de sustentação.

Estágio 2: aqui é possível notar a irregularidade da pele. "O aumento do volume das células provoca alterações circulatórias por compressão das microveias e vasos linfáticos. As células gordurosas incham e os tóxicos que deveriam ser eliminados passam a ser acumulados", ressalta João Pinheiro, clínico geral e fisiologista do exercício.




Estágio 3: existe a formação de fibrose, a circulação fica mais comprometida e podem aparecer vasinhos e microvarizes. A pele fica com aspecto "casca de laranja" e pode ocorrer sensação de peso e cansaço nas pernas.

Estágio 4: as pernas ficam pesadas, inchadas e doloridas. "Geralmente, no último estágio, a celulite acomete as pernas devido à circulação de retorno que está muito comprometida", diz João Pinheiro. Ao passar a mão é possível observar nódulos endurecidos e a pele fica "lustrosa", cheia de depressões, com aspecto acolchoado.


Fórmula mágica contra a "casca de laranja"

Se você está esperando combater esses abomináveis furinhos com pouco esforço, esqueça. "Infelizmente não existe fórmula mágica para combater a celulite, mas é possível prevenir o problema e apostar em ações que a controlem", explica o fisiologista.

O ideal é investir em uma alimentação equilibrada, exercícios físicos e hidratação, que diminui a quantidade de toxinas no corpo. Esses hábitos influenciam em até 70% no resultado dos tratamentos, afirma Carolina.

"A celulite é multifatorial, por isso não é possível curá-la. Trata-se de uma alteração progressiva, que piora com a idade.? No entanto, é possível controlar o quadro e melhorar a aparência cutânea, através da interferência nos vários fatores envolvidos no processo", salienta a dermatologista.

Cardápio + cosméticos para tratar em casa

João Pinheiro aconselha investir em alimentos ricos em iodo, pois eles ajudam no metabolismo. Portanto, anote na lista de compras: agrião, arroz integral, batata, banana, alcachofra, repolho, tomate, vagem, aspargo, cenoura, ervilha, morango e uva.

Cosméticos à base de arginina, vitamina C, centelha asiática, hialuronidase, asiaticoside, rutina e castanha da índia, por exemplo, aumentam a irrigação dos tecidos e ativam o metabolismo celular. "Elas também são diuréticas e estimulam a síntese de colágeno", destaca o especialista.

Colaborou: Marcelo Ricciardi / Ilustrações: Ricardo Avancini 
Revista Shape




Preparando a pele para o inverno


Todas nós sabemos quanto o inverno seco de Brasília é danoso para a nossa pele. A sensação que tenho é que a pele vai ficando com aspecto ressecado, sem viço. Além do  consumo maior de  liquido nesse período, a pele também precisará de uma hidratação extra, principalmente o rosto.  E a melhor maneira de hidratação são as máscaras faciais, com efeito imediato. Há muitos exemplares no mercado, para várias finalidades, que fazem verdadeiros milagres e o melhor, com preços variados para todos os bolsos. E  não podemos esquecer das máscaras caseiras, há várias delas que vão desde das receitinhas da vovó até receitadas por dermatologista, que também  prometem   bons resultado. São rápidas, fáceis e baratas, que valem a pena tentar. Postei algumas que achei intessante. Já fiz a de gelatina, hidratação profunda e achei que minha pele ficou ótima. Então, querem arriscar?? 






Receitas da Revista Corpo a Corpo

Máscara hidratante, calmante e anti-inflamatóriaDica ideal para hidratar peles com irritações.

Ingredientes
- 1/4 de um abacate
- 1 colher de sopa de semente de linhaça
- 1 colher de sopa de mel
Modo de preparo e aplicação
Bater tudo no liquidificador e aplicar na pele por 20 minutos, retirar com água fria ou morna.

Máscara hidratante e antiaging

Indicada para quem quer além de hidratar, combater os sinais da idade como rugas e linhas finas.
Ingredientes
- 1/2 mamão papaya
- 1 colher de aveia em flocos
- 1 colher de mel
Modo de preparo e aplicação
Amassar e aplicar na pele por 20 minutos, retirar com água morna.



Olha essas receitas da dermatologista  das  celebridades, Roseli Siqueira, para revista Glamour.

Hidratação profunda
Ingredientes:
- 1 folha de gelatina incolor (retém a água na pele e tem efeito tensor - sim, é um lifting natural)
- 1 xícara de chá de suco de beterraba (rica em betacaroteno, antioxidante que previne o envelhecimento e dá elasticidade à pele)
Modo de preparo:
Coloque a gelatina em uma xícara de café e encha a xícara com suco de beterraba quente. Misture bem e passe na pele (inclusive na área dos olhos) com movimentos ascendentes. Lave o rosto depois de 15 minutos.
Freqüência:
Uma vez por semana.

 Oleosidade excessiva
Ingredientes:
- 1 maço de hortelã (além de promover sensação refrescante, alivia o inchaço, a coceira e a vermelhidão da pele)
- 2 copos de água mineral
- 3 gotas de própolis natural (com flavonoides e aminoácidos, o própolis tem ação antibiótica e seca espinhas rapidinho)
- 2 colheres de iogurte (rico em acido lático, que tem propriedades adstringentes e hidratantes)
- 3 colheres de sopa de aveia (é anti-inflamatória e calmante)
Modo de preparo:
Bata o maço de hortelã com os dois copos de água, coe o suco e reserve. Misture três colheres desse líquido com o própolis, a aveia e o iogurte e passe no rosto. Deixe agir por 15 minutos.
Freqüência:
Uma vez por semana. 

Nenhum comentário: